terça-feira, 20 de março de 2012

The Phantom Agony


Impasse of thoughts
I can't see you
I can't hear you
Do you still exist?

---
I can't feel you, I can't touch you,
Do you exist?



---
The phantom Agony

---
{Girl whispering}
I can't taste you,
I can't think of you,
do we exist at all?



---
Between hope and despair
The future doesn't pass
and the past won't overtake the present
all that remains is an obsolete illusion



---
We are afraid of all the things that could not be
A phantom agony

---
Do we dream at night
Or do we share the same old fantasy?
I am a silhouette of the person wandering in my dreams


---
{Girl} {but I wasn't be able to understand clear what she is singing}
Tears of unpecedented beauty
reveal the truth of existence
We're all sadists



---
The age-old development of consciousness drives us away from the essence of life
we meditate too much,
so that our instincts will fade away
they fade away







---
What's the point of life
And what's the meaning if we all die in the end?
Does it make sense to learn or do we forget everything?



---
We are afraid of all the things that could not be
A phantom agony


---
Tears of unprecedented beauty
Reveal the truth of existence
we're all pessimists


---
{Girl}
The age-old development of consciousness
drives us away from the essence of life
we meditate too much,
so that our instincts will fade away
they fade away

---
{Chorus}
Teach me how to see and free the disbelief in me
What we get is what we see, the phantom agony

---
A te spiritus noster devoratur et nostra anima capitur




---
Nevemore
{Girl whispering}
The lucidity of my mind has been revealed in new dreams
I am able to travel where my heart goes
in search of self-realisation.





---
This is the way to escape from our agitation and develop ourselves
Use your illusion and enter my dream...
and develop ourselves
use your illusion and enter my dream...
Impasse de pensamentos (dúvidas)
Eu não posso vê-lo
Eu não posso ouvi-lo, [então]
Ainda assim você existe?

---
Eu não posso  sentí-lo, não posso tocá-lo, [Será que], você existe? [será que existimos ou somo uma mera ilusão uma agonia (fatasmagórica), psíquica]

---
A agonia fantasma

---
{A garota murmura}
Eu não posso provar você [sentir],
eu não posso pensar sobre você [ser intangível, pelo menoe pelos sentidos]
[Apenas existimos e pronto?] nós existimos em tudo?

---
Entre a esperança e desespero [angústia do ser]
O futuro não passa
e o passado não sobrepor-se-á o presente
tudo que resta é uma ilusão obsoleta [do que é ou pode ser real]

---
Temos medo de tudo que não podemos [ver, sentir, tocar, medo do desconhecido] daquilo que não existe. Como uma agonia fantasma

---
[Será] que sonhamos à noite
ou compartilhamos a mesma velha fantasia?
A silhueta de uma pessoa vaganda em meus sonhos [será que não passamos de silhuetas errantes circunscrita em nossa psique/mente]

---
{A garota canta, mas eu não fui capaz de entender claramente o que ela estava dizendo}
Uma beleza sem precedente [fazem brotar lágrimas nos olhos]
revelando a verdadeira existência,
nós somos todos sádicos.

---
o desenvolvimento milenar da consciência [a consciência desenvolve-se através dos tempos da evolução do homem.]
afasta-nos da essência da vida
Nós meditamos muito,
e isto esvaecerá nossos instintos
eles estão se apagando [nossos instintos foram sufocados pelas exigências da consciência: ela faz os homens criarem regras, convenções sociais dilacerantes, modos de vida sufocantes.]

---
[Então?]Qual é o sentido da vida
qual é o sentido se todos morreremos ao final? [todos caminhamos inexoravelmente para a morte]
Faz algum sentido aprender ou esquecer tudo?[tudo que criamos, todo arsenal de repressão, faz algum sentido?]

---
Nós temos medo de coisas que não existem [coisas que criamos, medos que alimentamos, repressão.]
Uma agonia fantasma.


---
Uma beleza sem precedente [fazem brotar lágrimas nos olhos]
revelando a verdadeira existência,
[mas] nós somos todos pessimistas

---
Vide em epígrafe





---
{Coro}
Ensina-me como ver e libertar-me dos limites da fé
o que nós podemos [compreender] é o que podemos ver [... sentir ...] a agonia fantasma.

---
{em latim} Nosso espírito nos é tomado [devorado] e nossa alma capturada [as crenças, costumes, religiões: "racionalidade" e A "fé" devoram nosso espírito a aprisionam nossa alma].

---
Nunca mais
{Garota murmura}
A lucidez da minha mente [espírito/alma] é revelada em novos sonhos [o sonho pode ser a porta entre o nosso mais primitivo ser, talvez o inconsciente, nossa mais íntima e pura chama de vida com a racionalidade da consciência]
Eu sou capaz de viajar para onde meu coração me enviar, em busca da auto-realização.

---
Este é o jeito de escapar de nossa agitação e desenvolver-nos
Use sua imaginação de entre em meu sonho...

____________________________
Referências:
(*) O vídeo acima está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gEEv54bbV40&feature=endscreen&NR=1
(**) A tradução livre, portanto, pode conter erros sintáticos e de tradução. Caso encontre algum erro favor avisar ao atuor do blog.

2 comentários:

  1. Essa é uma belíssima música do Epica..
    Que é, sem dúvida, uma das melhores bandas de Metal Sinfônico! E uma de minhas favoritas.
    Dessa música, gosto especialmente dos versos "O futuro não passa, e o passado não pode sobrepor-se-á o presente/ Tudo o que resta é uma ilusão obsoleta"; para mim tem um significado profundo e verdadeiro, descreve o quão efêmera e repleta de ilusões é a vida, ilusões que restaram de nosso passado.
    Enfim, essa letra é um verdadeiro poema,.. a música em si é uma obra de arte, muito inspiradora.

    Um abraço..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, pelo seu comentário, Vane.

    Concordo com você sobre a nossa fugaz existência. Nossa ignota presença diante do vasto: DAQUELE-QUE-É.

    A música e a letra são uma obra de arte. No entanto, o que mais me instigou nesta canção foi o aspecto da degeneração do homem, da degeneração da sua natureza primeira em detrimento às regras e conceitos morais, impostos pelas sociedades humanas. A cultura pode ter nos "salvado", como diz Marshall D. Sahlins, por outro lado, a cada dia, o homem subverte seus instintos à ela.

    Será que sobrará algo do homem no futuro? A minha esperança é que o homem não se perca nesta sua caminhada. Ou melhor, que não percamos o homem dentro de nós, em nossa caminhada.

    abraços.

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário.